Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Departamento de História

Área do conteúdo

Carta do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará em apoio à deputada federal Luiziane Lins e a todos os bravos e bravas tripulantes da Global Sumud Flotilha.

Data da publicação: 3 de outubro de 2025 Categoria: Sem categoria

Nós, colegiado do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará vimos repudiar veementemente as ações do sionismo colonialista e genocida em Israel que desde o seu projeto inicial se apresenta a partir de uma ideia de supremacia étnica, e que, em 1948, com o conflito Israelo-palestino, ocasionou o êxodo de cerca de 700 mil palestinos, forçados a deixar suas casas e seu país. Não estamos falando de uma guerra que teve início no dia 07 de outubro de 2023. O lastro de destruição do povo palestino perpetrado pelo Estado de Israel evidencia os sinais de um projeto genocida. Não estamos diante de uma guerra.

Na noite de primeiro de outubro e na madrugada de 02 de outubro, a marinha de Israel interceptou as embarcações da Global Sumud Flotilha. Os mais de 40 barcos da missão humanitária que levava alimentos e medicamentos à Faixa de Gaza foram atacados pelo governo genocida de Netanyahu.

Entre os mais de 400 detidos, estão a professora da Universidade Federal do Ceará e deputada Federal Luiziane Lins e mais 10 brasileiros: Thiago Ávila, da coordenação da missão, Bruno Gilga, porta-voz da delegação brasileira, a vereadora de Campinas Mariana Conti e os ativistas Ariadne Telles, Gabriele Tolotti, Lisiane Proença, Lucas Gusmão, Magno Costa, Mansur Peixoto e Mohamad El Kadri, libanês-brasileiro. Nicolas Calabrese, argentino residente no Brasil.

O colegiado do Departamento de História vem apresentar apoio e solidariedade a todos os integrantes da Global Sumud Flotilha que foram sequestrados e presos pelo estado de Israel, em especial a companheira deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins.

Queremos fazer coro a todos e todas que exigem respeito absoluto aos direitos das brasileiras e brasileiros encarcerados.

Liberdade imediata para os brasileiros sequestrados.

Palestina Livre!!

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo