Histórico do Curso de História

O Curso de História da UFC – modalidade Licenciatura, foi implantado em 1972. Em 1985 foi realizada a sua primeira atualização curricular.

No curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC) a demanda maior concerne à titulação de licenciados. A identificação do licenciado em historia, amiúde, passa pela sua atuação como professor, nos níveis fundamental e médio, atuando na rede pública ou privada.

A expectativa dos alunos que ingressam no curso de História da UFC sugere indícios de uma identificação sensível entre as carreiras de historiador/pesquisador e professor de História. Entretanto, busca-se capacitar o aluno como Profissional de História sem dissociar as dimensões do ensino e da pesquisa.

Atualmente, o Curso funciona no turno diurno e conta com um quadro de 20 professores que assumem quatro Unidades Curriculares: Teoria e Metodologia da História, Prática de Ensino em História, História do Brasil e História Geral.

O Curso de História da UFC foi criado pela lei 3.866 de 25.01.1961; a Licenciatura em História, entretanto, só teve início em 1972.  Um importante passo para o crescimento qualitativo do Curso foi dado em 1988, com a implantação do Bacharelado (extinto em 2016) e do Programa Especial de Treinamento (PET) em História, o qual tem contribuído sobremaneira para a qualificação da formação acadêmica dos graduandos que tem passado pelo Programa.

Durante 21 anos (de 1972 a 1993), o Curso de História integrou, em conjunto com o curso de Ciências Sociais e o de Filosofia, o Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. Em 1993, por já possuir as condições exigidas pela legislação de então para departamentalizar-se – número mínimo de 12 professores e ter realizado um curso de especialização – o Curso de História reivindicou e obteve sua departamentalização aprovada em 05.04.93 pela Resolução nº 02 do CONSUNI.

No mesmo ano que foi criado, o Departamento de História da UFC, de pronto reforçou suas atividades de pesquisa e de produção do conhecimento ao conseguir, depois de muita negociação, a integralização do Núcleo de Documentação Cultural (NUDOC), que desde 1983 integrava o Departamento de Ciências Sociais e Filosofia.

A criação do programa de Pós-Graduação em História Social (em 1999), presentemente ofertando Curso de Mestrado e Doutorado, elevou o nível de excelência acadêmico-científica desenvolvida pelos corpos docente e discente do Departamento.

O Departamento de História é vinculado ao Centro de Humanidades da UFC. Sua estrutura departamental compreende os seguintes setores:

– Curso de Graduação

– Programa de Pós-Graduação em História Social (mestrado e doutorado)

– Núcleo de Documentação Cultural (NUDOC)